Tradução deste site

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By No Problem!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Quero ajudar meu filho na escola

“Como é que é, tia Patrícia! Vai ou não vai dar as dicas da sua matéria?”


Calma, que a vida é bela! Eu vou sim, mas não agora. Resolvi dar umas dicas para TODAS as matérias. Quer mesmo ajudar seu filho na escola? Já falei sobre a importância de uma noite bem dormida, coisa e tal... Vamos agora para o dia a dia na sala de aula. Seguem  três detalhes que atrapalham o bom andamento do seu pingo de gente na salinha.

1. CHEGAR ATRASADO: A hora da entrada deve ser respeitada. Eu sei que a professora acaba dando uns minutinhos de tolerância, mas a criança sempre se sente mal chegando atrasada. Ela tem a sensação de que perdeu algo legal como poder contar pros colegas a novidade do dia anterior, o lanche gostoso que trouxe hoje etc. Isso é importante para as crianças!


2. MATERIAL DE MÁ QUALIDADE:

a. Os livros e cadernos do dia devem ser colocados na mochila na véspera. Se seu pequeno já é alfabetizado, faça com que ele mesmo guarde o material (depois você dá uma olhada pra ver se ele fez certinho).

b. Lápis, borracha, apontador, tesoura, cola e lápis de cor devem “morar” na mochila. Estes últimos devem chegar à escola já apontados. Não é nada bom pro aluno ter que gastar tempo apontando lápis enquanto os colegas já estão fazendo o trabalhinho. Pior ainda é quando ele precisa pedir o tal do apontador emprestado, dá até pena da criança.

c. A qualidade do material não é menos importante. Lápis barato quebra o tempo todo (lá vai ele fazer ponta de novo!), borracha dura não apaga e ainda mancha o caderninho, apontador cego então... Não vou nem comentar! Na hora de comprar, vale a pena gastar uns trocados a mais.


3. MAU RELACIONAMENTO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: Sabemos que as crianças não podem presenciar as discussões dos adultos. Para os pequeninos nós somos heróis! Ouvir a mamãe dizer que o papai é preguiçoso, o papai dizer que a mamãe fala demais, a vovó dizer que o titio não faz nada que preste não traz nada de bom pra criança. Depois queremos que eles respeitem o pai preguiçoso, a mãe tagarela e o tio imprestável. O mesmo acontece em relação à escola. A professora não é perfeita, a coordenação pedagógica tem suas falhas e os diretores não são deuses, ok! Mas o aluno não precisa ouvir isso! Você, que procurou com muito critério uma escola pra matricular seu filho, teve, como um dos itens principais da lista, a disponibilidade da instituição em te ouvir no intuito de fazer o melhor pelo aluno. Então, há algo te incomodando? Procure a professora, o coordenador, o diretor!

No mais, é só caprichar no carinho, elogie sempre que ele tirar uma boa nota, fizer os trabalhos com atenção e conseguir manter o material bem cuidado.

Kisses!!

A Monkey for children